Título de especialista em diagnóstico por imagem
É possível ser especialista em dignóstico por imagem?
Sim, o médico-veterinário dedicado à área do diagnóstico por imagem pode buscar o título de especialista a través da realização de prova de título.
A ABRV – Associação Brasileira de Radiologia Veterinária é responsável pela elaboração e aplicação da prova de título de especialista em diagnóstico por imagem, conforme as Resoluções do Conselho Federal de Medicina Veterinária – CFMV de nº 935 de 18/02/2010, nº1.903 de 28/10/2015 e a Resolução nº 1253 de 6 de fevereiro de 2019, esta última que habilita a ABRV conceder o Título de Especialista em Diagnóstico por imagem Veterinária, em território nacional.
O médico-veterinário aprovado, torna-se então membro do Colégio Brasileiro de Radiologia Veterinária (CBRV).
Quero me tornar especialista em dignóstico por imagem e membro do CBRV, o que devo fazer?
Para se tornar especialista em diagnóstico por imagem e membro do CBRV o interessado deve se inscrever para participar de processo seletivo com realização de prova de título, seguindo as normas constantes em edital divulgado pela ABRV.
As normas podem sofrer alterações entre um processo seletivo e outro, entretanto, deixamos aqui para que tome como base algumas das informações básicas constantes no último processo seletivo realizado:
– As inscrições ocorrem em período determinado, divulgado em edital;
– Há taxa de inscrição para participação no processo seletivo;
– O candidato precisa ter CRMV há pelo menos 5 anos;
– O candidato precisa ser associado efetivo da ABRV há pelo menos 5 anos e estar em dia com a sua anuidade;
Alguns dos critérios de pontuação curricular são:
– Certificado de curso de especialização lato sensu em Diagnóstico por Imagem, com carga horária mínima de 500h, das quais 400 h na área específica e 100 (cem) horas em atividade prática, a serem cumpridas em, no máximo, 36 (trinta e seis meses), conferido por instituição de ensino superior reconhecida.
– Certificado de conclusão de Programa de Residência em Diagnóstico por Imagem, conferido por instituição de ensino superior reconhecida;
– Título de mestre com dissertação delineada na área específica (Diagnóstico por Imagem ) reconhecido;
– Título de doutor com Tese delineada na área específica (Diagnóstico por Imagem), reconhecido pela CAPES/MEC;
– Apresentação obrigatória de memorial documentado no qual se possa comprovar que o solicitante desenvolve atividades na área da especialidade requerida há pelo menos 05 (cinco) anos, aí se incluindo os Cursos de Pós-graduação lato e stricto sensu.
– O solicitante que não possuir quaisquer dos títulos previstos neste Artigo poderá́ pleitear a inscrição da prova de Membro do Colégio Brasileiro de Radiologia Veterinária desde que apresente memorial documentado que demonstre de forma inequívoca sua experiência, há pelo menos 08 (oito) anos, na área da especialidade pleiteada e logre aprovação na prova de conhecimentos específicos.
– Apresentar os documentos solicitados e alcançar pontuação mínima de 100 pontos na área de Diagnóstico por Imagem na Medicina Veterinária, de acordo com os critérios definidos no edital.